guerra do paraguai

 

 Guerra do Paraguai

 

·        Países participantes

 

Maior conflito armado ocorrido na América do Sul a Guerra do Paraguai ocorreu entre 1864 e 1870, de um lado o Brasil, a Argentina e o Uruguai, formando a Tríplice Aliança (Tratado assinado em 1º de maio de 1865) e de outro o Paraguai.

 

·        Causas/motivos  da guerra

 

A Argentina e o Brasil tinham antigas ambições territoriais na região do Rio do Prata. Pensavam aumentar seu território conquistando o Uruguai. O Brasil  chegou a realizar duas intervenções no Uruguai uma em 1851 e outra em 1864.

As forças militares do Império brasileiro em 1852 com apoio do Uruguai e de duas províncias argentinas, também invadiram a Argentina .

Após esses conflitos a Argentina  e o Uruguai passaram a ter governos aliados ao Brasil.

Até o século XIX o Paraguai era um país  de economia desenvolvida e forte. Porém o Paraguai é um país continental, isto é , não tem saída para o mar.  O governo do Paraguai Francisco Solano Lopez queria construir uma saída livre para o Oceano, via rios Paraguai, Paraná e Prata . Uma espécie de canal livre para o comércio exportador e importador dos países. O sonho do presidente do Paraguai choca-se com os interesses da Inglaterra, tradicional aliada do Brasil, Argentina e do Uruguai.

Com o desenvolvimento econômico do Paraguai, a economia inglesa corre o risco de ter diminuído o seu comércio na América do Sul, que é abastecida cada vez mais, pelos produtos do Paraguai.

A Inglaterra então apóia seus aliados o Brasil, Argentina e Uruguai  para realizar uma guerra contra o Paraguai.  Como isso aconteceu ?

Os habitantes  que viviam na região de Mato Grosso no século XIX, dependia muito do Rio Paraguai, porque não havia estradas ligando a Província do resto do Brasil. Procurando um pretexto para a guerra, o Brasil enviou para Mato Grosso, o navio Marquês de Olinda, cheio de armas e de munições. Porém  governo do  Paraguai  Solano considerou tal fato um ato de agressão  e proibiu a navegação de navios brasileiros no Rio Paraguai. Em contra partida o Imperador D. Pedro II  diante do ato de Solano considerou uma agressão ao Brasil e declarou guerra ao Paraguai.

Os conflitos na região começam  pela disputa  estratégica da região do Rio Prata. Solano  ordena a invasão da província de Mato Grosso em dezembro de 1864,  e a guerra está declarada .

 

 

·        A guerra e a participação de Duque de Caxias e o Conde D`Eu

 

 

A guerra contra o Paraguai teve três fases. No primeiro ano, as forças paraguaias venceram , em ações rápidas e fulminante vencendo facilmente  o Forte de Coimbra e Dourados. Na Segunda etapa  entre 1865 e1868 , os três aliados Brasil, Argentina e Uruguai  conseguiram equilibrar as ações. Essa fase foi de  lutas violentas, com vitórias e derrotas de lado a lado.

Nesta fase os aliados venceram  a Batalha de Riachuelo em  11 de junho de 1865, a Batalha de Uruguaiana em 18 de setembro de 1865, e as tropas da Fortaleza de Tuiuti em 24 de maio de 1866. Porém em 03 de setembro de 1866 os aliados foram derrotados na Batalha de Curuzu pelas tropas de Solano.

A partir de 1867 depois dos aliados deixarem o Brasil quase sozinho na guerra Duque de Caxias foi nomeado Comandante-maior-da-guerra e  assumiu o comando,  e vence  a 03 de novembro de 1867 Batalha de Humaitá . Depois de  cercar a Fortaleza de Humaitá , Caxias tomou-a em 1868, abrindo caminho para a invasão a Assunção.

No ano de 1868, Caxias venceu as tropas de Solano na Dezembrada.

A 11 de dezembro de 1868, Caxias venceu as Batalhas de Itororó e Avaí, e a 27 do mesmo mês e ano  vence a Batalha de Lomas Valentinas. E sem poder resistir, Assunção caiu, a 5 de Janeiro de 1869, nas mãos de Caxias.

Após o comando de Caxias, a guerra  passou a ser comandada pelo Conde D`Eu, Gastão de Orlenas, genro de D. Pedro II  em 1869. Esta é a última fase da guerra , quando Solano quase vencido ainda resiste até 1870. A 12 de agosto de 1869, as tropas de Solano foram vencidas em Peribebuí, pelo Conde D`Eu e , finalmente , a 1º de março de 1870, Solano foi morto na Batalha de Cerro-Corá. Era o fim da guerra.

 

·        Conseqüências da guerra para o Brasil e Paraguai

 

Para o Paraguai, as conseqüências da guerra foram seríssimas. Sua economia estava destruída e grande parte da população, principalmente a masculina, estava morta, perdeu 40.000 km² do seu território para a Argentina e para o Brasil. Desde então o Paraguai não se recuperou mais, sendo até hoje um dos países mais pobres da América Latina.

A guerra trouxe mudanças também para o Brasil. Além da morte de milhares de pessoas sua  economia sofreu forte abalo, pois os gastos foram enormes, o que gerou a necessidade de se contrair novos empréstimos junto à Inglaterra.

Enfim, a guerra só beneficiou as Inglaterra, que vendeu suas armas à Tríplice Aliança. E,  ao arrasar a indústria  do Paraguai, podia  vender novamente, sem concorrente, seus produtos industriais na América do Sul.

 

·        Fonte:

Milton & Maria Luiza, História do Brasil do Império à República, Editora Scipione.

Dantas, José, História do Brasil da Independência aos dias atuais, volume 2, Editora Moderna.