água

                  I – INTRODUÇÃO

 

Pouca gente talvez, ao beber um copo de água ou ao abrir uma torneira, tem pensado de onde ela vem. No entanto, diariamente milhares de pessoas estão no mesmo instante abrindo também uma torneira para beber, para cozinhar, para tomar banho ou lavar roupa.

Milhares de fábricas gastam enormes quantidades de água; milhões de pessoas retiram água de poços, de rios e de lagos. De onde vem toda essa água? Como ela vai para os poços? Como se obtém os milhões e milhões de litros de água consumidos diariamente nas grandes cidades?

Para responder estas perguntas é necessário remontar a origem das coisas deste mundo. A água é mais velha que todos os animais, mais velha do que as ervas e do que as árvores. Em resumo a água é mais velha do que tudo que vive na superfície da Terra. Sem água nada poderia viver e toda a terra seria seca e árida como um deserto.

De onde veio a água pela primeira vez ninguém sabe com certeza. Sabemos que quando a Terra, que era uma massa incandescente, começou a esfriar a água existia apenas no ar, em forma de vapor.

A Terra foi esfriando e o vapor d'água também, até chegar a uma temperatura em que este vapor condensou-se e tomou o estado líquido caindo em forma da chuva sobre a superfície do globo terrestre. Esta água esta agora nos oceanos, nos lagos, nos córregos, nos leitos dos grandes rios e brota do chão para formar os riachos.

A água cobre hoje três quartos de toda a superfície terrestre e quatro quintos do nosso corpo é formado de água.

Na Indústria, a água é muito importante. Se em casa precisamos de água boa para beber, cozinhar ou fazer limpezas, na indústria também ocorre o mesmo.

A quantidade de água usada na indústria é tão grande que ultrapassa todos os outros materiais usados por ela. Enfim a água é indispensável para todos que vivem na Terra.

 

II – Desenvolvimento

 

1  - O que é água ?

 

A água é uma substância  química natural estável conhecida pela fórmula H2O. Cada molécula da água é  composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Podemos decompor, isto é, “quebrar” as moléculas de água, de forma a separar o hidrogênio do oxigênio. No entanto, as propriedades do hidrogênio e oxigênio, quando separados, são totalmente diferentes das propriedades da água,  eles se tornam gases. Dessa forma, a molécula de água é a menor partícula que ainda conserva as propriedades da substância água.

A água pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido  e gasoso. Ela está em contínuo movimento graças à ação do calor do Sol e da força da gravidade.

A água própria para o consumo chama-se água potável, ela é incolor, não tem sabor e não tem cheiro. O homem utiliza a água para  quase tudo como: beber, preparar alimentos, realizar higiene pessoal, limpar coisas e lugares, produzir energia elétrica, irrigar as plantações, na navegação, etc.

                                                                                                                            

 

2 – A água em nosso planeta

 

A água é  encontrada  no estado líquido em nosso planeta em grande abundância,  ¾ da superfície da Terra são recobertas por água e ¼ é recoberta pela  superfície  terrestre. A água salgada que são os mares e oceanos, cobre cerca de 97% de toda água existente sobre a Terra. Os restantes 3% representa o estoque de água doce, onde cerca de 1% de água doce é disponível para consumo humano e 2% é o estoque de água em geleiras ou grandes profundidades. E toda esta água não está distribuída de maneira uniforme. Em alguns lugares sobra, em outros falta.

A  Terra  é, na verdade, um dos planetas mais bem dotado do Sistema Solar. Somente ela apresenta  temperaturas de superfície que permitem à água existir em seus três estados: líquido, sólido e gasoso. Somente ela, ao que se saiba, possui chuva, rios e oceanos.

O grande volume de líquidos dos oceanos , em constante agitação, foi a fonte de vida na Terra e ainda é essencial à sua existência. Essa grande quantidade de água age como um reservatório de calor, influindo sobre o clima e impedindo que as temperaturas se tornem exageradamente altas ou baixas. Os mares, além disso, constituem uma importante fonte de alimento e uma reserva preciosa de minerais e energia. São a via de transporte e de lazer.

 

 

3 – A água nos seres vivos

 

A água, tal como o Sol, é muito importante para a vida na Terra. As plantas verdes captam a energia radiante solar e utilizam-na no processo da fotossíntese que transforma, por meio de reações químicas, a água, o dióxido de carbono e sais minerais em compostos orgânicos, que são indispensáveis aos seres vivos como fonte de energia e para constituição e renovação das células.

A fotossíntese liberta ainda oxigênio livre para a atmosfera que permite a respiração aeróbia. Assim, só depois do aparecimento na Terra da fotossíntese se puderam desenvolver os animais. Estes não têm, como as plantas verdes, capacidade para fabricar compostos orgânicos a partir de um ambiente inorgânico e, por isso, nutrem-se de plantas e outros animais, formando-se cadeias alimentares.

 Até mesmo  sementes que aparentam estarem secas, tem mais ou menos 15% de água. Nesse estado, elas não dão a impressão de estarem vivas, mas quando elas recebem água, germinarão, produzindo novas plantas.
Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Os cientistas acreditam que sem a água não existiria vida na Terra.
A água é a substância que existe em maior quantidade nos seres vivos. Representa cerca de 65% do peso do corpo humano. Além de entrar na constituição dos tecidos, a água é o dissolvente que transporta as substâncias não aproveitadas pelo organismo. A falta de água provoca a debilidade ou até a morte dos seres vivos. O homem necessita ingerir líquido numa quantidade diária de dois a quatro litros. Pode sobreviver 50 dias sem comer, mas perece após 4 dias sem água, em média.

4 – Os estados Físicos da água

 

A água  é encontrada na natureza em três  formas diferentes, ou seja, em três estados físicos. São eles: sólido, líquido e gasoso.

A água como  tudo o que existe é formado por pequenas partículas, as moléculas e tais partículas podem estar bem juntas, bem separadas umas das outras ou mais ou menos  separadas.

No estado sólido a água torna-se dura, isto ocorre porque suas partículas estão muito próximas entre si. No estado gasoso , as partículas que formam a água  estão bastante afastadas umas das outras. As mesmas partículas, quando constituem a água em estado líquido, suas partículas estão bem mais próximas, mais ainda não se encontram totalmente juntas.

 

5 – Mudanças de estado físico da água

 

     Mas o gelo, que é água no estado sólido, pode derreter, passando para o estado líquido, Por sua vez, a água no estado líquido pode se vaporizar, e esse vapor pode virar líquido novamente. Assim a água pode passar de um estado físico para outro.

São quatro as mudanças de estado físico da água: fusão, vaporização, liquefação ou condensação e solidificação.

a)    Fusão

É a passagem do estado sólido para o líquido. O gelo derretendo é um exemplo de fusão.

A temperatura em que a água passa do estado sólido para o estado líquido é de 0ºC (zero grau Celsius) e só ocorre quando há aumento de temperatura.

b)    Vaporização

É a passagem do estado  líquido para o gasoso. Existe dois tipos de vaporização: evaporização e ebulição.

·         Evaporação é quando a água passa do estado líquido para o gasoso lentamente e em temperatura  ambiente. Quanto maior a superfície da água em contato com o ar, quanto maior a temperatura do ambiente e quanto maior a ventilação, mais rápida será a evaporação da água.

                                                                                                                             

·         Ebulição é quando a água passa do estado líquido para o gasoso rapidamente, por aumento súbito da temperatura. Durante a ebulição, a água se agita, formando bolhas de vapor.

A temperatura em que a água ferve chama-se ponto de ebulição e é igual a 100ºC ( cem graus Celsius).

c)    Liquefação ou condensação

É a passagem da água do estado gasoso para o estado líquido e isso ocorre quando a temperatura diminui. Um bom exemplo de condensação são as nuvens, que são formadas por gotículas de água, quando a temperatura aumenta ou a pressão atmosférica  aumenta, o vapor se transforma em líquido, isto é, se condensa, formando as nuvens e, posteriormente, caindo em forma de chuva. A neblina e o sereno são outros exemplos de condensação.

A temperatura em que a água  se condensa é chamada ponto de condensação.

d)    Solidificação

É a passagem da água do estado líquido para o sólido.

A temperatura em que a água se solidifica é chamada ponto de solidificação e ela solidifica a uma temperatura que esteja abaixo de 0º C (zero grau Celsius).

 

 

6 – O ciclo da água na natureza

 

A água  na natureza está sempre circulando, isto ocorre porque a ação do calor do Sol, transforma-se a água  existente no ambiente como os mares, rios, lagos, oceanos, etc. em vapor através do processo de evaporização, e envia à atmosfera.

Os seres vivos (plantas e animais) também eliminam água em  forma  de  vapor

para a atmosfera através do processo de transpiração.

Todo esse vapor d’água cedido à  atmosfera, ao encontrar regiões mais frias, novamente volta ao estado líquido através do processo de condensação e transforma-se em milhões de pequenas gotinhas de água suspensas na atmosfera, o que recebe o nome de nuvens.

Após a condensação e em condições favoráveis, as nuvens originam o que chamamos de precipitação, ou seja, cai  na superfície terrestre geralmente em forma de chuva mas, dependendo da região e também das condições, também pode cair na forma de pedrinhas de gelo que chamamos de granizo ou em flocos que chamamos neve.

E assim a água retorna a superfície terrestre novamente  aos lagos, rios, solo, etc. para em seguida reiniciar o ciclo.

 

 

7 – Tipos de água

Na natureza, encontramos diversos tipos de água, dependendo dos elementos que ela contém.

Algumas são ótimas para beber, outras são prejudiciais à saúde. Na natureza há fontes em que a água sai bem quente, e outras em que a água é muito fresquinha, agradável de beber. Encontramos até alguns tipos de água recomendável para tratamento de certas doenças do aparelho digestivo ou de algumas doenças de pele.

Vejamos os principais tipos de água encontrados na natureza.

a) Água Potável

É a água que utilizamos para beber e para cozinhar. Não tem cor nem cheiro, é fresca e sem impurezas, e contém uma pequena quantidade de sais minerais e ar dissolvidos. Os sais minerais presente na água são essenciais para o equilíbrio do nosso organismo.

O ar que se encontra dissolvido na água é um pouco diferente do ar atmosférico. É mais rico em oxigênio e me gás carbônico.  São esses gases que tornam a água agradável de beber.

b) Água poluída e água contaminada.

Água poluída é a água que contém substâncias tóxicas (venenosas), como o mercúrio.

Exemplo de água poluída: um rio que contém pesticidas trazidos de solos agrícolas pelas chuvas.

Água contaminada é aquela que, em vez de substâncias tóxicas, contém impurezas, como micróbios causadores de doenças como por exemplo a bactéria da cólera, larvas de insetos e vermes parasitas do corpo humano.

Exemplo de água contaminada: um rio que recebe esgotos domésticos

c) Água Salgada

É a água que contém uma grande quantidade de sais dissolvidos nela, como a água do mar e os oceanos. Esta água contém grande muito cloreto de sódio, que é o sal de cozinha.

A água salgada não serve para consumo, mas é muito importante para nós, pois, além de fonte de riquezas inesgotáveis, a água do mar é conduzida para reservatórios bem rasos. Impedida de voltar para o mar, essa água se evapora lentamente, deixando o sal, que é então recolhido e comercializado.

A maior quantidade de água em nosso planeta é de água salgada, 97% de toda água da Terra é salgada.

A água destilada é água em estado puro, ou seja, é constituída apenas de oxigênio e hidrogênio, nela não há nenhum tipo de impureza como substâncias tóxicas e micróbios, nem sais minerais e ar dissolvidos.

A água destilada pode ser obtida em laboratório, por meio de um aparelho chamado destilador ou alambique. Esta água é utilizada, entre outras coisas, nas baterias de automóveis e para fazer remédios.

e)    Águas minerais

As águas minerais são assim denominadas porque contêm uma grande quantidade de sais minerais dissolvidos, embora não tanto quanto a água do mar, os principais sais minerais encontrados são o cálcio, ferro. Tais águas podem apresentar cheiro  ou sabor diferentes da água que chega às torneiras de nossa casa.

As águas minerais se formam no subsolo, ela atravessa as diversas camadas de solo e subsolo, dissolve certos sais minerais aí existentes, carregando-os consigo, parte dessa água aflora à superfície, geralmente através de nascentes ou fontes rica em sais minerais.

Existem diversos tipos de águas minerais. As principais são:

·         Salobra: É levemente salgada e não forma espuma com o sabão.

·         Termal : Além de apresentar sais minerais dissolvidos, a água termal sai da fonte com uma temperatura mais elevada que a do ambiente em que se encontra. Esse tipo de água é usado para curar certas doenças da pele.

 

·         Acídula : Contém gás carbônico . É chamada também de água gasosa. Tem um sabor ácido e é usada para facilitar a digestão.

·         Magnesiana: Nesse tipo de água predominam os sais de magnésio. É usada para ajudar o funcionamento do estômago e do intestino.

·         Alcalina: Tem bicarbonato de sódio e combate a acidez do estômago.

·         Sulfurosa: Contém substâncias à base de enxofre e é usada no tratamento da pele e das vias respiratórias.

·         Ferruginosa: Possui ferro e ajuda no combate à anemia.

8 – Utilização da água

 

A água é muito importante. Um ser humano vive até 50 dias sem comer, mas não sobrevive mais de 4 dias sem água. Ele  precisa tomar no mínimo dois litros de água por dia.

A água não é útil apenas para beber, ela tem diversas finalidades, além de ser um dos bens mais preciosos para a vida humana.

Vejamos algumas das utilidades da água:

·         Uso doméstico: A água em casa é usada para beber, cozinhar, realizar limpeza de objetos, da casa, etc., regar as plantas, tomar banho e conduzir a urina e as fezes para o esgoto.

·         Uso Industrial: A água na indústria é usada para varias finalidades como lavar materiais e equipamentos, dissolver substâncias, esfriar objetos quentes, etc.

·         Uso agrícola: A água é empregada para irrigar a lavoura. A agricultura é a atividade que mais consome água em nosso planeta.

·         Uso na produção de energia elétrica: A água também é utilizada para gerar energia, ela pode ser obtida nas usinas hidrelétricas, que são instalações em que a queda d’ água é aproveitada para fazer girar uma imensa roda chamada turbina, o giro dessa turbina possibilita que o gerador possa produzir energia elétrica. Depois essa energia é distribuída pela usina hidrelétrica para todas as casas para podermos usá-la.

 

9 – Purificação da água

 

Na natureza, praticamente não existe água pura. Assim, se o homem quiser obter água pura, ele precisa purificá-la. Existem vários métodos de purificação, que tem o objetivo separar partículas dissolvidas na água e de esterilizar a água, ou seja, matar os seres vivos presente nela.

Vejamos alguns métodos:

·         Decantação: Tem a finalidade de separar as partículas dissolvidas na água. Nesse método,  a água é deixada em repouso para que as impurezas mais pesadas se depositem no fundo do recipiente. Depois de  algum tempo, com bastante cuidado, despeja-se a água limpa em outra vasilha.

Esse método não é muito eficiente,  pois só consegue separar partículas maiores. Por isso, ela é usada apenas como um primeiro passo na limpeza e purificação da água.

·         Filtração: Após a decantação, muitas partículas pequenas ainda permanecem dissolvidas na água, é necessário filtrar essa água. A filtração consiste em fazer a água passar por inúmeros orifícios muito pequenos chamados de poros. Quando a água passa pelos poros, as impurezas que estavam na água ficam retidas neles, passando apenas a água

Esses materiais porosos são chamados de filtros e podem ser de vários tipos como o de areia, que é formado por camadas sucessivas de cascalho, areia grossa e areia fina;  o filtro de vela é um cilindro oco de material poroso, esse tipo de filtro é muito usado nas casas, para filtrar a água que vai ser bebida;  o filtro de papel que é um papel poroso, deixa passar a água retendo as impurezas, é necessário ser adaptado a um funil, é muito usado em laboratório e o filtro de fibra de vidro, que é semelhante ao de papel, só que, em lugar de papel, usa-se uma espécie de algodão de fibra de vidro. Também é muito usado em laboratório.

·         Destilação: Este método consiste em esterilizar a água e para obter a água destilada é preciso ferver a água e, em seguida, resfriar o vapor resultante da fervura e para obter essa água destilada é preciso usar um alambique para obter grande quantidades de água e um destilador para obter pequenas quantidades.

·          Fervura: É outro método para esterilizar a água muito usado, que consiste em ferver a água para matar os micróbios.

·         Substâncias químicas: Algumas substâncias químicas como o hipoclorito de sódio(cloro) e o sulfato de cobre,  e tem a propriedade de esterilizar a água. Esse método é muito usado para purificar a água de piscinas.

 

·         Ozonização: Quando o ozônio é misturada à água, ele a esteriliza , deixando-a livre de organismos que podem prejudicar a saúde. Porém, o ozônio é um gás tóxico e, pode ser prejudicial para nós. Por causa disso, quando a água é ozonizada, devemos deixá-la descansar por alguns minutos, para que o ozônio se desprenda para o ar. Só depois disso é que podemos bebê-la.

10 – Purificação da água em estação de tratamento

 

A água antes de chegar as nossas casas, ela antes é tratada em uma estação de tratamento, para que a mesma seja purificada. Nesta estação de tratamento a água passa por vários métodos de purificação. Vejamos como funciona uma estação de tratamento de água.

A água é puxada das represas ou rios por meio de uma bomba até a estação de tratamento, lá essa água recebe um substância chamada sulfato de alumínio, este produto faz  com que as impurezas se juntem, formando flocos e como são bem mais pesados, eles se depositam no fundo do tanque de decantação.

Como o sulfato de alumínio torna-se a água ácida é colocado à água cal, para corrigir essa acidez.

A água que fica por cima, mais limpa, é conduzida para o filtro de areia para completar a limpeza da água. Depois da água filtrada e bem limpa é adicionado ainda à água o hipoclorito  de sódio (cloro), que serve para exterminar os micróbios que possam estar presentes nela. Só depois desse processo todo, é que a água está pronta para ser distribuída para a população consumi-la.

 

11 – A água no Mundo atual

 

De toda água do globo terrestre, apenas 1% dessa água serve para abastecer a população. Por milhares de anos, essa minúscula quantidade atendeu as necessidades humanas.

Porém o consumo de água vem aumentando rapidamente e atualmente milhões de pessoas do mundo inteiro já enfrentam a falta d’água e o problema tende a piorar. Parece inacreditável, mas é verdade, o mundo atual está prestes a enfrentar uma grande crise de abastecimento de água. Atualmente vinte e noves países já tem problemas com a falta d’água entre eles podemos citar o Oriente Médio, China, Índia e o Norte da África e até 2050, as previsão da Organização Mundial da  Saúde (OMS) é que mais de cinqüenta países enfrentarão crise no abastecimento de água.

Esta crise toda se deve ao crescimento da população e das atividades econômicas e  também  a  população  achando  que esse líquido  é uma  recurso

ilimitado desperdiça muito a água.

A água hoje ganha uma importância muito grande, porque virou questão de vida ou morte para milhares de pessoas no mundo inteiro.

Para solucionar esse problema, os cientistas pesquisam três saídas para aumentar a oferta da água: o aproveitamento da geleiras e dos iceberges; o uso dos estoques subterrâneos, ainda não totalmente explorados; e a dessalinização da água do mar, ou seja, transformar água salgada em água doce. Porém nenhuma dessas soluções é prática e nem barata. Esses processos, por enquanto, são muito caros e impossíveis para a maioria dos países.

A melhor forma de  combater a falta d’água é equilibrar a oferta da água existente  à demanda, e para tal, é preciso por em prática medidas como proteger as fontes de água já existentes, recuperar aquelas que estão contaminadas e combater a cultura do desperdício d’água.

O Brasil  é um país privilegiado, pois possui 20% de toda água doce da superfície da Terra, porém ele também enfrenta grande problemas de abastecimento porque 80% dessa água está localizada na Amazônia região mais desabitada do país. Os 20% restante dessa água é distribuída desigualmente pelo país e precisa atender 95% da população. Além do mais a maioria desse água está contaminada e os grandes vilões são os esgotos domésticos,  a indústria e os vários tipos de resíduos tóxicos.

O país também enfrenta o problema da seca no nordeste, região que sofre muito por falta d’água e nesta região falta uma política por parte do governo bem-definida e bem- executada para tornar a vida dessa população menos sofrida.

III – Conclusão

 

Pelo que sabemos apenas  o planeta Terra possui água em abundância e no seu três estados físicos: sólido, gasoso e líquido.

A existência de tudo que é vivo, em nosso planeta depende da água, com certeza podemos afirmar que sem a água não existiria vida em nosso planeta. Além dos seres vivos necessitar muito deste líquido para sobreviver ,eles também são constituídos por água, o homem possui em seu corpo mais ou menos 65% de água.

Quando o homem aprendeu a usar a água em seu favor, ele dominou a natureza, aprendeu a plantar, a criar animais para seu sustento, a gerar energia, etc. Desde as civilizações mais antigas até as mais modernas, o homem sempre procurou morar perto dos rios, para facilitar a irrigação, moer grãos, obter água potável, etc.

Nos últimos anos a humanidade se desenvolveu muito, a produção aumentou, o comércio se expandiu, provocando um crescimento industrial muito grande. Nesse processo, a água teve papel importante, pois  a partir de seu potencial surgiram a roda d’água, a máquina a vapor, a usina hidrelétrica, etc.

Hoje, mais do que nunca, a vida do homem depende da água, porém vários países enfrentam problemas de falta de água porque apenas 1% da água da superfície terrestre é apropriada para o consumo e essa água é má distribuída, há lugares com escassez de água e outros em que possui em abundância, além do mais o homem começou interferir na natureza e grande parte dessa água está contaminada.

Outra razão é que as pessoas tem o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque cada vez está mais difícil de obter água de boa qualidade.

O consumo de água cresce a cada dia, mas a qualidade de água disponível para consumo no planeta não cresce e num futuro muito próximo haverá escassez de água, para que isso não ocorra alguns hábitos devem ser adquiridos em nosso dia a dia, tais como fechar a torneira ao escovar os dentes, não deixar a torneira pingando, aproveitar a água da lavagem da roupa para lavar o quintal, etc. Se agirmos assim já estamos colaborando muito para combater o desperdício.

Mas não é só nos os consumidores residenciais que tem que evitar o desperdício, as indústrias e os agricultores também devem evitar o desperdício.

Todos nos devemos conscientizar que não podemos continuar tratando a natureza de maneira irresponsável, pois o futuro pode nos reservar um mundo devastado e sem recursos. Mas podemos ter um bom futuro, em paz com a natureza, desde que encontremos o equilíbrio entre as necessidades humanas e a capacidade de recuperar o ambiente. Pois não vale a pena quebrar para depois consertar, poluir para depois limpar, temos e que preservar.

Na prática  podemos fazer muitas coisas, como economizar água tratada, utilizar menos detergente, jogar lixo no lugar certo, plantar árvores, respeitar o ciclo da água, usar a água limpa com economia, gastando somente o necessário, denunciar as empresas que poluem, denunciar ocupações clandestinas que estejam despejando esgoto e lixo nos mananciais, cobrar dos governantes a criação e cumprimento de leis que protejam a natureza, etc.

Conscientizar a população para as questões ecológicas é importante para a conquista de um futuro com água potável e com saúde para toda a humanidade.