Minas Gerais

I - Introdução

Localização:

O estado de Minas Gerais está localizado ao noroeste da região sudeste. Trata-se de um estado continental, faz fronteiras com os estados da Bahia e de Goiás ao norte, de Goiás e Mato Grosso do Sul a oeste, de São Paulo e Rio de Janeiro ao sul e do Espírito Santo e Bahia a leste.

Extensão territorial:

Com área de 582.586 km2 (6,89% do território nacional), Minas Gerais é o quinto estado do país em área.

População:

Em 1998 contava com uma população de 17.100.341 habitantes, uma densidade demográfica da ordem de 29,06 habitantes por km2, constituindo como o   segundo estado mais populoso do país, perdendo apenas por São Paulo.

Capital:

A capital do Estado de Minas Gerais é Belo Horizonte que possui uma população de 2.124.146 habitantes (1998). A cidade foi fundada em 1895 e substituiu Ouro Preto como capital do estado em 1897. Belo Horizonte foi especialmente projetada para servir como capital de Minas Gerais  em um  local definido por sua melhor situação geopolítica.

A área metropolitana de Belo Horizonte caracteriza-se pelo desenvolvimento industrial e o crescimento da atividade terciária. O parque industrial da Grande Belo Horizonte reflete em sua composição os novos ramos que se incorporaram ao processo industrial brasileiro.

Bandeira:

A bandeira de Minas Gerais atual foi inspirada na bandeira da Inconfidência Mineira. O significado da inscrição latina:

“LIBERTAS QUAE SERA TAMEN” é

“ Liberdade, ainda que tardia”.

II - HISTÓRIA
O processo de ocupação do território mineiro iniciou-se a partir de fins do século XVII, com as primeiras descobertas de jazidas pelos bandeirantes paulistas, em pouco tempo a região atrai colonos portugueses e escravos africanos, que buscam lavras de ouro e diamante,  surgindo então numerosos núcleos, como Ouro Preto, Sabará e Congonhas. À medida que a produção de ouro e pedras preciosas cresce, aumenta a fiscalização por parte da Coroa e vários conflitos surgem como a Guerra dos Emboabas e a Revolta de Vila Rica e mais  tarde a Inconfidência Mineira. Após o declínio provocado pelo esgotamento do ouro a partir do século XIX Minas começa a se recuperar graças à expansão  cafeeira e no século XX  desenvolve a atividade pecuária.

III - Geografia

Relevo
O estado de Minas Gerais é o   mais elevado do Brasil. Caracteriza-se pela importância de suas terras altas, que constituem extenso planalto. cuja escarpa oriental recebe várias denominações, entre elas a de Serra da Mantiqueira. Em sua porção central, eleva-se a Serra do Espinhaço, constituída por numerosas cristas que apresentam a direção geral sul-norte. O planalto mineiro apresenta uma estrutura geológica diversificada e complexa, com grande variedade de rochas gerando um subsolo rico em minerais, como minério de ferro, manganês, bauxita, calcário e muitos outros. Em função da disposição do relevo, Minas Gerais constitui importante área de dispersão de águas: aí nascem o rio São Francisco, os rios Grande e Paranaíba  (formadores do Paraná), o rio Doce e o rio Jequitinhonha. Esta rica rede de drenagem, associada ao relevo e a taxas pluviométricas elevadas, é responsável pelo alto potencial hidráulico do estado.

(Clima) -Minas Gerais possui clima tropical , com chuvas de verão e invernos secos nas regiões menos elevadas, que abrange a Zona da Mata, depressão do São Francisco  e porção Noroeste do planalto cristalino. Nesta região as temperaturas médias anuais atinge entre 22ºC e 23ºC. Nas zonas mais elevadas do planalto cristalino , que correspondem às serras do Espinhaço, da Canastra e da Mantiqueira e à região do Quadrilátero Ferrífero, o clima é tropical de altitude, com temperaturas médias anuais entre 17ºC e 20ºC.

Vegetação

Quatro tipos de formações vegetais recobrem o estado de Minas Gerais: cerrados, floresta latifoliada tropical, caatinga e campos limpos.

As florestas, hoje  muito devastadas, cobrem  parte do planalto cristalino, no sul e leste  do estado e também em manchas isoladas em meio  a áreas de cerrado no norte e no sul  do estado e no vale do Paranaíba e do rio Grande. Os cerrados caracterizam a paisagem do Triângulo Mineiro, e boa parte  do vale do São Francisco e do oeste do Estado, com transição  para a caatinga  nas áreas de menor pluviosidade  do norte e nordeste . Há Ainda a ocorrência de campos limpos em pequenas manchas na alta bacia do rio Grande a oeste de Barbacena e nas proximidades de Belo Horizonte e de Diamantina.

IV – Economia

As atividades agropecuárias mantêm  sua importância na economia mineira. O estado está entre os grandes produtores de arroz, feijão, algodão e de cana-de-açúcar. É o segundo  maior produtor de milho e de batata inglesa e o maior produtor de café.

A pecuária mineira apresenta os maiores rebanhos bovinos e eqüino, e o segundo suíno do país. No sul  de Minas e na Zona da Mata, domina a pecuária leiteira, o estado é o primeiro produtor de leite do país, associada à indústria de laticínios. A pecuária de corte desenvolve-se sobretudo no Triângulo Mineiro, no Vale do São Francisco e nos chapadões do oeste, e no nordeste do estado.

Minas Gerais abriga o terceiro parque industrial do Brasil. Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Sabará e Vespasiano é o grande pólo industrial do Estado. Hoje é o Estado responsável por mais de 50% da produção  nacional de ferro e aço, o maior produtor brasileiro de cimento  e ainda possui a indústria de automóveis, têxtil e indústria extrativa por ser uma região rica em minério, e na capital possui uma refinaria de petróleo.

O estado de Minas Gerais também é grande produtor de energia hidrelétrica, sobretudo nas bacias dos rios Grande, Paranaíba e São Francisco.

O turismo é atividade importante em duas regiões: nas cidades históricas da velha área mineradora e nas estâncias hidrominerais do sul do estado.