minerais

 

I – INTRODUÇÃO

 

 

Desde da pré-história o homem vem extraindo os recurso naturais da natureza. Aos poucos foram aprendendo a dominá-lá. Lentamente, passaram a fabricar ferramentas, construir suas moradias, meios de transportes, etc. Cada vez mais evoluíam e com essa evolução passaram cada vez mais explorar os recurso naturais que a natureza oferecia.

Entre os recursos que o homem aprendeu a retirar da natureza, alguns são renováveis, ou seja podem ser repostos à natureza.

Por outro lado, o homem também explora os recursos não-renováveis, ou seja, aqueles que não podem ser repostos à natureza.

Os minerais são recursos naturais, que o homem aprendeu a utilizá-lo e hoje faz parte do seu dia-a-dia. Porém os minerais são recursos naturais não-renováveis, e maioria deles só podem ser usados uma vez, como o carvão mineral, a argila, etc. Outros podem ser usados mais de uma vez como ferro, o chumbo, o cobre, etc., no entanto, depois de cada uso sua qualidade fica prejudicada, e se torna imprestável após alguns reaproveitamentos. A formação dos minerais é muito lenta. Levam milhões de anos para serem formados, e a medida que são extraídos do solo, suas reservas vão diminuindo e poderá um dia acabar definitivamente.

Para que os minerais não venham faltar algum dia é necessário evitar desperdícios e também é necessário descobrir outros materiais outras formas alternativas para substituir os minerais que ainda existem.

 

 

 

Os minerais são extraídos da natureza, após ser retirados não se renovam, portanto, eles são recursos não-renováveis

 

 

II – DESENVOLVIMENTO

 

 

Parte I : Os Minerais

 

1 – O que são minerais.

 

 

Os minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, sem vida naturais encontradas na crosta terrestre.

Com exceção do mercúrio, os minerais são pesados, duros e compactos. Eles se forma dentro de diferentes tipos de rochas e para extraí-los, às vezes é necessário cavar bem fundo, abrindo minas, poços e túneis.

Alguns minerais são compostos de elementos simples, como o cobre, o ouro, a platina e o enxofre. Outros são formados de dois ou mais elementos, como a mica formado por silicato de alumínio e de metais alcalinos e o quartzo formado por óxido de silício.

Na natureza existe cerca de 2000 minerais e maioria deles são metálicos como o cromo, ferro, ouro , mercúrio ,etc e a minoria são não-metálicos como a grafita, quartzo, enxofre, pedra preciosa, mármore, etc.

A maioria das rochas é formada é formada por vários tipos de minerais . Quando o mineral tem valor comercial, ele é chamado de minério . Por exemplo: a hematita é um minério , pois dela se obtém, nas indústrias siderúrgicas , o ferro , um metal; e transformados em peças, instrumentos e objetos diversos que cercam o nosso dia-a-dia.

 

 

Os minerais são todas as substâncias inorgânicas encontradas na crosta terrestre, e são formados dentro de diferentes tipos de rochas.

 

 2 – Classificação dos Minerais

 

 

Existe na crosta terrestre, mais de 2000 minerais conhecidos. Porém nem todos são utilizados.

Os minerais mais utilizados podemos classifica-los em três classes: metálicos, não metálicos e minerais fósseis ou combustíveis.

 

a)     Minerais metálicos:

 

Dentro da classe dos metálicos os minerais são divididos em sub-classes que são:

·                      Minerais metálicos básicos, que são o ferro, cobre, zinco, estanho e o chumbo;

·                      Minerais metálicos de liga que são o tungstênio, molibdênio, vanádio, cobalto, cromo e o manganês;

·                      Minerais metálicos preciosos, são o ouro, a prata e a Platina;

·                      Outros minerais metálicos são o rádio, o urânio e o mercúrio.

A rádio e o urânio são minerais radioativos, e seu manuseio é muito perigoso.

 

 

Há vários tipos de metais, o ferro é considerado um mineral metálico básico e o alumínio é um tipo de mineral metálico classificado como metal leve.

 

b) Minerais não metálicos

 

Os minerais não metálicos podem ser divididos também em sub-classes, conforme a sua utilização:

·                      Minerais não metálicos utilizados em construções temos o calcário, granito, basalto, gnaisse, ardósia, cascalho, mármore e areia;

·                      Minerais não metálicos utilizados como fertilizantes temos o nitrato, potássio e o fosfato;

·                      Minerais não metálicos de utilizações diversas temos o sal, enxofre, talco, mica, quartzo, argila, pedras preciosas, etc.

 

O quartzo, o granito e o basalto são alguns exemplos de minerais não metálicos.

 

c) Minerais fósseis ou combustíveis

 

Estão classificados como minerais fósseis o petróleo, o carvão mineral (hulha) e o xisto betuminoso.

 

O carvão mineral e o petróleo são minerais fósseis, pois foram originados de restos de animais e de plantas soterrados a milhões de anos atrás.

 

A tabela abaixo nos mostra a classificação desses minerais.

    

 

Classificação dos principais minerais

Classe 

Sub-classes

Minerais

 

 

Ferro

 

 

Cobre

 

Metais básicos

Zinco

 

 

Estanho

 

 

chumbo

 

 

tungstênio

 

 

molibdênio

 

Metais de liga

vanádio

Minerais metálicos

 

cobalto

 

 

cromo

 

 

manganês

 

 

alumínio

 

Metais leves

manganês

 

 

ouro

 

metais preciosos

prata

 

 

platina

 

 

rádio

 

outros metais

urânio

 

 

mercúrio

 

 

calcário

 

 

granito

 

 

basalto

 

usar em construção

gnaisse

 

 

ardósia

 

 

cascalho

 

 

mármore

 

 

areia

 

 

nitrato

Minerais não metálicos

fertilizantes

potássio

 

 

fósforo

 

 

sal

 

 

enxofre

 

 

talco

 

uso diversos

moca

 

 

quartzo

 

 

argila

 

 

pedras preciosas

 

 

etc.

 

 

petróleo

Minerais fósseis

 

carvão mineral

 

 

xisto betuminoso

 

 

3 – Importância dos minerais para os seres humanos

 

 

Os minerais são utilizados para diversas finalidades, desde um simples objeto de uso doméstico, como por exemplo um vaso de cerâmica, até os aparelhos mais complicados usados no espaço como por exemplo os Satélites artificiais.

A descoberta e a utilização dos minerais ampliaram a possibilidade de construir várias coisas, como instrumentos de trabalho, pontes, aviões, automóveis, etc.

Os minerais são utilizados como fonte de energia ou combustíveis e podem movimentar as máquinas. Enfim, os minerais é de grande importância para a vida humana. Sem eles o homem não conseguiria atender as suas mais simples necessidades diária.

 

Os minerais são utilizados para diversas finalidades e estão sempre presentes em nossas vidas, desde um simples objeto de uso doméstico, como por exemplo uma tesoura, uma pinça, um termômetro, etc. , até os aparelhos mais complicados usados no espaço como por exemplo os foguetes e todos são muitos importantes.

 

 

4 - importância e utilização de alguns minerais.

 

Os minerais são utilizados para diversas finalidades, e todos são de grande importância para o homem.

Abaixo irei relacionar alguns minerais, demonstrando a sua importância e a sua utilização pelo homem.

 

a)             Ouro

 

O ouro é um mineral metálico precioso, que se encontra na natureza pronto o uso. Ele não se oxida fácil, ou seja, não enferruja, por isso é considerado um metal nobre.

O ouro é o metal mais raro e precioso, pois existe em pouca quantidade na crosta terrestre. O ouro não é empregado unicamente na fabricação de jóias, ele é utilizado também na indústria química, eletrônica, na fabricação de aparelhos avançados da aeronáutica, em aparelhos espaciais e odontológicos.

 

 

 

O ouro é um mineral metálico precioso, é encontrado em jazidas, rios, etc no seu estado nativo e além de ser usado para a fabricação de jóias é utilizado também na indústria química, eletrônica, na fabricação de aparelhos avançados da aeronáutica, em aparelhos espaciais e odontológicos.

 

 

b)             Ferro

 

O ferro é um dos metais que mais existe na crosta terrestre, também é um dos mais importantes para o homem. O ferro e sua liga com o carbono resulta no aço e são usados praticamente em todos os tipos de objetos, veículos, instrumentos, edifícios, pontes, etc., ele é responsável pelo grande grau de desenvolvimento que a civilização atingiu.

O ferro em estado puro é um metal branco, reluzente e que, em contato com o ar úmido enferruja-se facilmente. Ele está presente em quase todos os mineiros, principalmente na hematita, magnetita e limonita.

O minério de ferro é encontrado sob forma de jazidas. Depois de extraído é levado para a industria siderúrgica, onde o minério de ferro é aquecido a temperatura altíssima em forno especial e transformado em ferro, ele sai de lá derretido, depois desse processo obtém-se vários tipos de ferro que serão utilizados na fabricação de objetos como pregos, parafusos, tesouras, ferramentas diversas, portas, janelas, portões, veículos, etc., enfim o ferro é utilizado para infinitas coisas que usamos em nosso dia-a-dia.

 

Hematita um dos principais minérios de ferro

 

O minério de ferro é extraído das jazidas, depois é levado para as siderúrgicas, onde em fornos especiais em alta temperatura é derretido e transformados em placas de ferro.

 

 

Depois o ferro é transformado em enumeras objetos como pregos, tesouras, estradas de ferro, janelas, portas, portões, etc., . O aço é feito de ferro misturado com um pouco de outras substâncias.

 

c)             Alumínio

 

Alumínio é obtido a partir da bauxita, assim como o ferro é um dos minerais que mais existe na crosta terrestre. É um metal leve, maleável e resistente à corrosão, sendo um bom condutor de calor.

O minério de alumínio é retirado das jazidas e levado para a industria, onde em alta temperatura, a eletricidade transforma o minério em alumínio derretido, que é colocado em moldes. Quando ele esfria e endurece é vendido para outras industrias e irão utilizá-lo para fazer produtos para serem utilizados pelos consumidores.

As ligas do alumínio com o cobre e magnésio são muito resistentes e leves e são usados nas industrias de material de construção civil, engenharia e geração de energia. Ele também é muito utilizado para fabricação de utensílios domésticos como panelas, garfos, facas, canecas, latas de refrigerantes, etc.

 

O alumínio é extraído do minério de em fornos eletrolíticos, a alta temperatura, o alumínio é derretido.

 

Quando esfria o alumínio endurece, então é vendido para as indústrias para serem transformados em produtos para serem utilizados pelo homem como latinhas de refrigerantes, panelas, antenas, peças de avião, etc.

 

 

d)             Chumbo

 

O minério de chumbo chama-se galena. Ele é pesado, maleável e razoável condutor de energia.

É usado para fabricação de munição para armas de fogo, fabricação de moedas, de baterias comuns, cabos condutores, soldas e principalmente é usado na proteção contra substâncias radiativas do raio X e outras radiações.

 

                           Em estado natural, o chumbo é extraído de seu minério , a galena.

 

O chumbo é usado como protetor contra as radiações ( luvas feitas de chumbo), na fabricação de baterias, etc.

 

e)             Cobre

 

E um metal que é extraído de um conjunto de minerais, a calcosina, zurita, cuprita e malaquita.

O cobre é o metal mais utilizado depois do ferro e é ótimo condutor de eletricidade.com ele são fabricados fios eletricidade, cabos submarinos, fios telefônicos, fabricação de circuitos elétricos avançados como os de computadores, etc.

 

O cobre é ótimo condutor elétrico, é muito utilizado na fabricação de fios elétricos, telefônicos, de circuitos, etc.

 

 

f)              Pedras preciosas

 

As pedras preciosas são minerais raros e bastante duros.

São pedras consideradas preciosas são quatro: rubi, de cor vermelha; safira, azul-escuro, esmeralda, verde; e o diamante, branco fosco. Depois de lapidado, o diamante adquire um brilho especial e é chamado de brilhante.

As pedras preciosas são utilizadas para fazer jóias. Mas elas têm também outras finalidades como por exemplo: O rubi é usado para fazer eixos de certos mecanismos em que é preciso evitar o desgaste. Com o diamante, por ser a pedra mais dura que se conhece, as industrias fazem objetos de corte e perfuração para outras industrias.

 

As pedras preciosas são minerais raros e bastante duros, e são consideradas preciosas o rubi, a safira, a esmeralda e o diamante.

 

O diamante depois de lapidado é chamado de brilhante. As pedras preciosas são utilizadas para fazer jóias , mas também tem outras finalidades, como o por exemplo o diamante é usado para fabricar objetos de corte e perfuração.

 

 

g)             Mercúrio

 

O único metal que é líquido ä temperatura normal é o mercúrio, ele tem cor prateada e dissolve muitos metais, especialmente ouro e a prata.

Para extrai-lo de seus minérios, basta usar o calor, pois ele ferve a uma temperatura baixa.

O mercúrio é usado principalmente em termômetros por dilatar-se facilmente com o calor, os barômetros, por ser muito denso, em baterias de energia. O vapor de mercúrio tem ampla utilização em lâmpadas de luz branca, conhecidas como lâmpadas frias, ultimamente com o racionamento de energia, este tipo de lâmpada está sendo muito utilizada pelos consumidores, porque ela é mais econômica e também é usado como catalisadores na indústria petroquímica.

 

O mercúrio é o único metal que no seu estado natural é líquido, ele é muito utilizado para fabricação de termômetros para a temperatura do nosso corpo, da água e do ar, também na fabricação de barômetros para medir a pressão atmosférica.

 

h)             Argila

 

 

A argila é um tipo de mineral resultante da erosão do feldspato. As partículas degradadas do feldspato são carregadas pelo vento ou pela água, depositando-se em camadas em algum outro lugar, podendo formar uma rocha sedimentar.

A argila pode ser branca ou vermelha. A argila branca é empregada na fabricação de louça, como pratos, xícaras, pires, tigelas de louças e porcelanas, azulejos e pisos utilizados em construção e também pias, vasos sanitários. Enquanto a vermelha serve para fazer telhas, tijolos, manilhas e cerâmicas

 A argila é um material de origem sedimentar. É formada por minerais misturados com sedimentos diversos, entre eles quartzo, feldspatos e carbonatos. A argila tem várias aplicações como fabricação de cerâmicas, objetos de porcelanas como xícaras, pratos, telhas, tijolos, etc.

 

 

 

i)              Areia

 

 

A areia é o resultado da erosão do arenito, um tipo de rocha sedimentar.

A areia é muito usada na fabricação de vidros, e o mesmo é usados para diversas coisas como em carro, na construção, guardar alimentos, lentes, etc.

A areia quando usada misturada com o cimento, pedra e água, forma o concreto , usado nas construções e quando misturado com cimento, cal e água, forma a massa utilizada para assentar tijolos e revestir paredes.

 

 

A areia é o resultado da erosão do arenito, um tipo de rocha sedimentar, ela é muito usada na fabricação de vidros, onde é usado em diversas coisas como em carro, na construção, guardar alimentos, lentes, etc.

 

j)              Basalto – Granito – Mármore – Ardósia

 

São quatro tipos de minerais utilizados em construções, decorações, etc. Elas são bonitas e resistentes.

·         O basalto é uma rocha escura, geralmente preta, usada para revestir calçadas.

·         O granito é muito usado para fazer pias, revestir pisos, paredes e túmulos.

·         O mármore é usado para revestir pisos, paredes, mesas e pias, e também na confecção de estatuas. Sua cor pode variar de uma região para outra.

·         Ardósia é de cor cinzenta, cinzento-escuro ou cinzento-esverdeado, muito usada para

·         revestir pisos.

 

mármore                                    granito                                  ardósia                                       basalto

 

Essas rochas são muito utilizadas para revestir calçadas, pisos, fabricar pias, etc., por serem muito bonitas e resistentes.

                                                                                                                                

 

k)             Carvão Mineral

 

O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, ou seja, originaria da transformação de vegetais que fossilizara há milhões de anos.

A maior parte do produto estriado vem de profundas minas subterrâneas, mas existem minerações na   superfície.

O carvão é muito utilizado para produzir energia para as industrias metalúrgicas e siderúrgicas, nas caldeiras de navios e locomotivas, também produz benzina, amoníaco, náilon, plástico, borracha sintética, na produção de inseticidas, drogas, tintas, piche, etc.

 

Aspecto de uma mina de carvão mineral, o trabalho do mineiro é muito difícil, ele é muito utilizado nas indústrias para produzir energia.

 

l)              Petróleo

 

O petróleo foi formado ao longo de milhões de anos pelo soterramento e transformação de matéria orgânica morta. O petróleo é encontrado em rochas sedimentares.

As jazidas de petróleo são encontradas no subsolo, em profundidades que variam de centenas a milhares de metros. Ele pode ser retirado por meio de bombas ou, jorra naturalmente, o que é mais raro e no mar é extraído através de plataforma marítima .

Depois de estriado, o petróleo é levado para as refinarias, pois não pode ser usado no estado natural. Na refinaria, o petróleo é submetido a uma serie de processos industriais, disso resultando a sua transformação em mais de 2000 diferentes produtos derivados do petróleo. Entre eles temos a gasolina, querosene, óleo (combustível e lubrificante), a graxa, etc.

O petróleo é de grande importância para a vida moderna do homem, se sua produção parar, a maioria das atividades de todo mundo sofreria uma total paralisação.

 

 

 

O petróleo é pode ser retirado por meio de bombas ou jorra naturalmente, o que é mais raro e no mar é usado para extraí-lo as plataformas marítimas . O petróleo é muito importante na vida do seres humanos, são extraídos mais de 2000 diferentes produtos derivados do petróleo entre eles podemos citar a gasolina.

 

 Parte I : Recursos não-renováveis

 

 

1 – O que são recursos não-minerais

 

 

A natureza nos oferece muitos recursos para que possamos sobreviver. O homem recorre aos recursos naturais para satisfazer suas necessidades. Os recursos naturais , após seu uso podem ser renováveis, isto é, podem ser repostos no ambiente novamente. Porém existe os recursos naturais não-renováveis como os minerais, que depois de estriados do subsolo não podem mais ser repostos.

A formação dos minerais foi muito lenta, levou milhões de anos para serem formados, a medida que são extraídos do solo, suas reservas avo diminuindo e chegará o dia em que acabarão definitivamente, pois a reposição dos mesmos é praticamente impossível.

 

 

Os minerais são recursos naturais não-renováveis, depois de extraídos os mesmos não são repostos.

 

 

2 – Importância dos recursos não-renováveis para os seres humanos

 

Há cerca de 5000 anos atrás o homem descobriu como usar os minerais, principalmente o cobre e posteriormente o ferro. Tal fato, representou uma verdadeira revolução tecnológica possibilitando um grande desenvolvimento para o homem, que passou da Idade da Pedra para a Idade dos Metais.

O homem cada vez evoluiu mais, passou a construir instrumentos de trabalho, moradia, desenvolver técnicas utilizando os recursos minerais que a natureza oferecia.

Os recursos minerais deram ao homem um maior poder frente á natureza, uma vez que este pode produzir mais e assegurar uma melhor sobrevivência. A partir daí os recursos minerais passou a estar sempre presente na vida do homem proporcionando benefícios e desenvolvimento.

A importância dos recursos minerais é tão grande para a vida humana, que o seu esgotamento causará um grande colapso para a humanidade.

 

 

 

3 – Prováveis conseqüências da não conservação dos recurso não-renováveis

 

 

 

No mundo todo, o aumento populacional vem exigindo cada vez mais a extração de recursos não-renáveis. Pois o homem para sobreviver e se manter precisa extrair da natureza esses recursos.

Uma vez esgotados, os recursos não-renováveis não se refazem e portanto, sua utilização deve ser feita com muito cuidado, pois as conseqüências de sua não conservação devera ser dramática para a vida do homem.

Atualmente a civilização moderna está voltada para um alto consumo desses recursos, e se não for bem usados eles se esgotarão e um futuro muito próximo. E se o homem não estiver preparado o mundo entrará em um verdadeiro crise, as industrias irão parar, os meios de comunicação, os meios de transportes, etc.

 

 

 

4 – Fontes energéticas alternativas

 

Na década de 70, com a crise do petróleo, o homem começou a se preocupar com a possibilidade de escassez de energia num futuro próximo. Assim , tem procurado economizar os recursos não-renováveis, notadamente o petróleo e estão sendo feitos sérios estudos com a finalidade de descobrir substitutos para esses recursos.

 

a)     Reciclagem

 

A reciclagem é uma técnica que vem com o propósito de preservar os minerais existentes. Através dela, recuperam-se materiais como metais, plásticos, vidros, já usados na fabricação de outros objetos. Um bom exemplo são as latinhas de refrigerante, feita de alumínio, elas podem ser recicladas e se transformar novamente em chapas de alumínio, com as quais se fabricam inumemos objetos, inclusive novas latinhas de refrigerante. Assim aquele metal volta as prateleiras dos supermercados, em vez de permanecer centenas de anos poluindo o ambiente.

 

Produtos feitos de alumínio e vidro são exemplos de materiais que podem ser reciclados, reaproveitando esses materiais estamos colaborando para o não esgotamento de alguns recursos minerais .

 

 

b)    Álcool

 

No Brasil o álcool vem sendo usado em substituição ä gasolina e outros combustíveis derivados do petróleo. E existe até um programa governamental , chamado Proálcool, que estimula o plantio e a destilação da cana para obter o álcool.

O álcool tem duas vantagens em relação a gasolina, ele é um recurso renovável , pois é obtido da cana-de-açúcar e polui menos o ar atmosférico. No entanto, sua obtenção a partir da cana resulta num subproduto, denominado vinhoto, que leva a poluição dos rios onde ele é despejado. Mas esse problema parece já ter solução, pois atualmente o vinhoto pode ser reciclado e transformado em ração animal.

Cana-de-açúcar usada para fabricação do álcool

 

No  alambique é destilado o caldo fermentado da cana-de-açúcar para a produção de álcool

Combustível .

 

c)     Energia Elétrica

 

A energia hidroelétrica é uma fonte barata e praticamente inesgotável, mas também não deixa de produzir impacto sobre o ambiente, uma vez que é necessário desviar cursos de rios e alagar regiões para construir as usinas hidroelétricas, o que pode provocar alterações no clima e levar a extinção comunidades que habitam a região alagada.

A energia elétrica é utilizada na iluminação e para fazer funcionar motores nas residências, nas industrias e nos transportes (trens, ônibus, metro, automóveis).

 

 

As usinas hidroelétricas produzem a energia elétrica.

 

Ônibus movido a energia elétrica

 

 

d)    Energia nuclear

 

A usina nuclear, é usada principalmente para acionar máquinas que produzem eletricidade. Entretanto, seu uso até hoje apresenta muitos riscos, pois o processo de liberação da energia do átomo resulta num material conhecido como lixo atômico, altamente nocivo para os seres vivos. Além disso, também é muito grande o perigo representado por acidentes que podem acontecer nas usinas nucleares.

 

     A Usina nuclear é muito perigosa, pois os componentes que geram energia são radioativos.

 

e)     Energia solar

 

A energia solar é uma das maiores esperanças da humanidade. Ainda em fase de estudos, a energia solar não é utilizada em larga escala, mas as pesquisas indicam possibilidades promissoras, a médio prazo.

Um dos problemas de aproveitamento da energia solar é o fato de não podermos dispor dela durante todo o tempo, havendo necessidade de armazená-la para ser utilizada a noite.

Atualmente, já se consegue obter água quente, com temperatura a níveis satisfatórios, usada para aquecer residências, para consumo doméstico e para secagem de cereais.

Há vários processos de captação da energia solar: placas de alumínio pintadas de preto, bolsas de água feitas de material transparente e fundo negro, refletores parabólicos etc. A energia solar é usada também para acionar as chamadas baterias solares, que transformam essa energia em eletricidade. Os satélites artificiais usam esse tipo de bateria.

 

Casa com coletor de energia solar. O coletor doméstico de energia solar, é usado no aquecimento de água.

 

 

f)     Outras fontes de energia

 

Outras fontes energéticas ainda em estudo são: as mares, os óleos vegetais, os gêiseres e vulcões (ambos fontes de energia geométrica), o raio laser, o vento, etc.

Na Itália, há uma usina geométrica que está em plena atividade. Essa usina aproveita o calor da Terra para o aquecimento da água.

 

Esquema mostrando como a energia geotérmica pode ser aproveitada

III – Conclusão

 Os minerais são recursos naturais não-renováveis encontrados na crosta terrestre. Eles fazem parte do nosso dia-a-dia e desde a sua descberta a mais de 5000 anos revolucionou a vida humana.

Os minerais facilitam a vida do homem e deu-lhe um maior poder perante a natureza.

Existe mais de 2000 tipos diferentes de minerais, porém através dos tempos, certos minerais passaram a ser mais usados e valorizados que outros como por exemplo o petróleo, o ferro, o alumínio, etc. e são muito usados no nosso dia a dia.

Os minerais é considerado indispensável ao ser humano, eles satisfaz as necessidades básicas do homem e também é o ponto de apoio do desenvolvimento econômico e da melhoria dos níveis de vida.

Os minerais são recursos que a natureza nos fornece, porem eles são recursos não-renováveis, ou seja, se forem usados com desperdício se esgotarão, porque eles levam milhões de anos para se formarem.

Desde toda a história da humanidade, sempre existiu o mal uso dos recursos naturais, no entanto atualmente o homem está se preocupando muito com esse assunto e procuram alternativas para que os mesmos não se esgotem totalmente. Estão sendo feitas campanhas para reciclar esses metais, pois a reciclagem ajuda a reduzir o gasto exagerado dos recursos minerais.

Além de economizar e necessário descobrir outras soluções, procurando alternativas para substituir os recursos minerais, como substituir a gasolina pelo álcool, a energia usada pelo carvão mineral substituir pela elétrica, etc.

Para que os minerais não venham faltar, todos nós temos que ter consciência das conseqüências que causariam se isso viessem acontecer . Devemos também colaborar com a natureza, começando por um pequeno gesto, como reciclar as latinhas de refrigerante no lugar de jogarmos fora.

 

 

 

IV – Bibliografia

 

 

 

 

Enciclopédia do Estudante, Editora Nova Cultural – 4ª edição – 1991.

 

Cruz, Daniel, Ciências & Educação Ambiental, 5º série, Editora Ática, 30ª edição -  1998.

 

Barros, Carlos, Ciências – Meio Ambiente – Programa de Saúde – Ecologia – 5ª série, Editora

Ática ,51ª edição - 1994.

 

César/Sezar/Bedaque, Ciências – Entendendo a Natureza, Editora Saraiva, 3ª edição – 1993.

 

Adas, Melhem, Geografia Geral – As Grandes Paisagens da Terra e o Aproveitamento dos Recursos Naturais, 7ª série, Editora Moderna – lª Edição – 1985.

 

Tópico: minerais

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário